Wednesday, February 24, 2016

Orquestração de Docker - Rancher


Quando se planeja em utilizar Docker nas nuvens ou em ambiente de produção, a primeira coisa que precisa ser analisada é sobre o seu gerenciamento. Atualmente existem vários sistemas com esse propósito, abaixo é listado alguns deles:
Nesse post irei falar um pouco sobre o Rancher Labs e alguns produtos gerados por essa startup de Cupertino. A startup se preocupa com o desenvolvimento de um pacote de produtos que facilitem a manutenção e gerenciamento de containers e serviços.

RANCHER OS



Em ambientes de produção é comum a instalação de versões “server” de distribuições Linux. Elas contam somente com pacotes e libs básicas com foco na leveza do sistema e controle de instalações por parte do administrador.

Mesmo essas distribuições contendo o “básico” elas ainda contém elementos sem utilidade para um ambiente onde somente containers serão utilizados. Pensando nisso foi desenvolvido o  Rancher OS, uma distribuição Linux com apenas 20mb, contendo somente o Docker pré-instalado e o que é realmente preciso para o seu funcionamento.

Links 


RANCHER

O sistema de orquestração Rancher e seus componentes foram criados em Docker, assim facilitando o processo de instalação. Alguns dos recursos oferecidos, são:
  •  Criação e gerenciamento de containers existentes em mais de um computador, seguindo o conceito de server e host;
  • Criação de serviços(mesma ideia do docker compose) com a opção de escalonamento;
  • Seleção automática de hosts que irão conter o container desejado;
  • Balanço de carga

     Links




No comments:

Post a Comment